Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente, porém, esse sonho é impedido pela burocracia e altos investimentos que são necessários para empreender, principalmente em negócios físicos.
Por isso que aprender como montar um negócio na internet é uma alternativa mais próxima da realidade.
Só que, para ter sucesso com um negócio na internet e ganhar dinheiro você precisa conhecer esse mercado.
E, para que o seu negócio não “quebre” logo no início, você precisa se preparar para lidar com as responsabilidades e adversidades que surgem com um novo negócio.
Você precisa deixar a ansiedade de lado, ter clareza e fazer um planejamento para tirar suas ideias do papel.
Comece com o que você já tem
Muita gente deixa de montar um negócio online por acreditar que só conseguirá começar quando tiver uma estrutura impecável, um grande estoque de produtos, uma equipe completa de colaboradores, etc.
Mas isso não passa de um pensamento limitante, que precisa ser mudado.
Comece com o que você tem agora e vá crescendo o seu negócio à medida que ele vá gerando retorno financeiro.
Muitos empreendedores de sucesso começaram sozinhos e com quase nenhum investimento, apenas com muito trabalho e dedicação, como foi o meu caso.
Você pode assumir todas as funções do seu negócio online e, depois que ele estiver gerando bons resultados, você pode começar a delegar tarefas a terceiros.
Primeiro você pode começar contratando os serviços de freelancers para, por exemplo, criar conteúdo ou editar seus vídeos.
Depois, você pode terceirizar outras tarefas e, com o tempo, contratar colaboradores fixos para te ajudar a alavancar o seu negócio.
Um negócio online de sucesso não surge do nada. Ele é resultado de muito trabalho, dedicação e persistência.
Escolha um nicho que você tenha interesse
A primeira coisa que você precisa decidir para montar um negócio na internet é o nicho de mercado.
Ou seja, você precisa escolher um tema para criar seus conteúdos e que esteja relacionado com o produto ou serviço que você irá trabalhar.
A dica que eu te dou aqui é escolher um nicho de seu interesse, do qual você goste muito de falar e que possua bastante conhecimento.
Afinal, escolher um tema que você não conhece ou não gosta não daria muito certo e estaria fadado ao fracasso, pois logo você iria desistir ou até mesmo não passaria credibilidade e confiança ao público, em relação àquilo que você estivesse falando ou oferecendo.
Montar um negócio relacionado a um assunto que você gosta é motivador e muito prazeroso, portanto, há muito mais chances de o seu negócio dar certo e durar por longos anos.
Aliás, ter o próprio negócio é o sonho de muita gente justamente por poder trabalhar naquilo que gosta.
Então, pense bem antes de decidir qual o nicho de mercado que você irá trabalhar.
Tenha sabedoria e escolha algo de seu interesse.
Pesquise qual tipo de negócio online é o ideal para você
A internet oferece uma infinidade de possibilidades para quem deseja montar um negócio online.
Dessa forma, fica até difícil saber que tipo de negócio escolher.
Para te ajudar a fazer a melhor escolha, vou deixar algumas dicas para você pesquisar e descobrir que tipo de negócio é o ideal para você.
Criação de materiais ricos
Uma alternativa de negócio para você trabalhar é criando materiais ricos para o seu público-alvo, como um e-book, um curso com aulas em vídeo, um software, um template, um podcast…
Quando você oferece algum material rico para sua audiência, de forma gratuita, ensinando a solução para um problema que ela possui, você passa a ser considerado uma autoridade naquele assunto e a sua audiência começa a confiar em você, no que você diz e em suas indicações.
A partir daí fica bem mais fácil convencer essa audiência a comprar os materiais ricos que você tem para vender, pois ela já conhece a qualidade do que você oferece, além de confiar em você.
Clube de assinaturas
O Clube de assinaturas é um tipo de negócio em que o cliente paga (por mês, por semestre, por ano…) para obter um serviço.
É a modalidade oferecida pela Netflix e pelo Spotify, por exemplo.
Nesse tipo de negócio, você oferece um serviço, e o cliente utiliza os benefícios desse serviço pelo período que pagou, podendo ser renovado.
As ferramentas de Marketing Digital também funcionam dessa forma.
E-commerce
Outro tipo de negócio online que você pode se identificar é o e-commerce.
Um e-commerce é uma loja na internet onde você oferece produtos físicos.
Esse tipo de negócio está cada vez mais comum, pois a facilidade em comprar o produto que você precisa, sem sair de casa, sem enfrentar filas, nem trânsito, faz desse tipo de comércio um sucesso e atrai milhares de consumidores.
Prova disso são os resultados financeiros atingidos pelos comércios eletrônicos durante os primeiros 90 dias da pandemia global.
Mas, para que esse tipo de negócio dê certo, você precisa criar uma boa estrutura, oferecer um atendimento ao cliente que seja, ao mesmo tempo, rápido e eficiente, além de se preocupar em entregar dentro do prazo e oferecer formas de pagamento variadas, para facilitar o processo de compra.
Venda de serviços
Você também pode se identificar com a venda de serviços.
Nesse tipo de negócio, você vai vender soluções através de serviços e não de produtos.
Você pode oferecer serviços como:
- Aulas;
- Consultoria;
- Assistência técnica;
- Consultoria financeira;
- Consultoria de marketing…
Esse tipo de negócio online é perfeito para quem é da área da educação, psicologia, finanças…
Programa de afiliados
Por fim, se você não se identificou com nenhuma das alternativas acima, provavelmente o tipo de negócio perfeito para você seja o programa de afiliados.
Sendo um afiliado digital você não precisa criar nada, nem ter um estoque de produtos físicos.
Nesse tipo de negócio pela internet você só precisa se afiliar a um produto ou serviço de terceiros e começar a divulgar seu link de afiliado.
Para isso, você pode ter um blog e trabalhar com tráfego orgânico, pode trabalhar com anúncios pagos ou páginas nas redes sociais, para aumentar o alcance.
O programa de afiliados é um negócio rentável, escalável e pode se tornar a sua principal fonte de renda.
Eu sempre falo como montar um negócio na internet vale a pena, principalmente sendo um afiliado digital, pois você pode começar com baixo investimento e ter altos lucros.
Além disso, para ser um afiliado digital e criar um blog para divulgar seu link, não precisa ser um especialista em marketing ou saber tudo sobre programação.
Você pode começar hoje mesmo, aprendendo como montar um negócio do zero e com o que você já tem hoje.
Depois, é só ir se aperfeiçoando e crescendo o seu negócio online.
Sem dúvida, esse é o tipo de negócio na internet que eu mais indico para você.
Conheça seu mercado
Para que o seu negócio online dê certo, você precisa conhecer o mercado, pois só dessa maneira você vai saber se existe demanda para o produto ou serviço que você vai oferecer.
Além disso, de nada adianta ter uma ideia incrível para montar um negócio, se não existir um público, não é mesmo?
Por isso, faça uma pesquisa de mercado para identificar uma demanda, busque conhecer ideias de negócios lucrativos na internet.
Para isso, você pode pesquisar em sites, blogs ou redes sociais de empreendedores do mesmo nicho com o qual você pretende trabalhar.
Procure conhecer outros negócios similares ao seu, participe de fóruns de discussões e identifique as lacunas que existem no mercado.
Quando você faz uma pesquisa de mercado, consegue identificar se ainda existe oportunidade para aquilo que você quer oferecer ou se o mercado já está saturado.
Conhecendo o seu mercado você também vai identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e, dessa forma, vai poder evitar cometer os mesmos erros e também boas práticas para se inspirar e aplicar em sua estratégia.
Conheça seu público
Depois de conhecer bem o mercado no qual você pretende atuar, é a vez de conhecer o seu público, ao máximo.
Para oferecer a solução ideal para o seu público, você precisa identificar suas dores, desejos e principais objeções.
Para isso, você precisa conhecer seu público-alvo e definir uma persona.
Ou seja, você precisa definir o perfil do cliente ideal para o seu negócio, baseado em dados de clientes reais.
Quando você define um público-alvo, você está definindo um segmento específico, mas, quando cria a persona do seu negócio, você vai conhecer características particulares e muito importantes, que vão te ajudar a se comunicar, de maneira assertiva, com quem você realmente deseja atingir, entregando soluções personalizadas.
Criando sua persona você vai identificar características como:
- Idade;
- Gênero;
- Localização;
- Comportamento;
- Valores;
- Estilo de vida;
- Preferências…
Planeje seu orçamento
Nós sabemos como montar um negócio na internet pode ser bem mais barato do que montar um negócio físico, porém, ambos precisam de um bom planejamento financeiro, para que o negócio não “feche as portas” antes mesmo de começar.
Para que o seu negócio online dê certo, é essencial planejar seu orçamento, pois, mesmo que sejam mínimos, existem gastos para criar um negócio na internet.
Anote todos os gastos que, provavelmente, você terá com a criação do seu negócio, como domínio, hospedagem, ferramentas, fornecedores e colaboradores, por exemplo.
Vale lembrar que, às vezes, surge algum imprevisto e você poderá precisar de um dinheiro extra, por isso, colocar essa observação em seu orçamento é de grande valia, pois te ajudará a estar preparado para este momento.
Outra dica, ainda sobre orçamento, é criar uma reserva de emergência, antes de pedir demissão do seu trabalho, caso esse seja o seu objetivo.
Isso garante que você terá como se manter durante os primeiros meses, até que o seu negócio comece a gerar lucro suficiente para você viver com tranquilidade, pois os resultados não surgem de uma hora para outra.
É um processo e pode demorar um pouco.
O ideal é montar o seu negócio na internet enquanto ainda estiver em seu trabalho tradicional.
Para isso, você precisa ter disciplina e dedicação. Aos poucos, você poderá sair do trabalho tradicional e se dedicar exclusivamente ao seu negócio online.
Defina suas estratégias de marketing
Tão importante quanto saber como criar um negócio na internet, é definir as estratégias de marketing. Muitos empreendedores esquecem que essa é uma etapa muito importante de um negócio na internet e é necessário se dedicar a ela.
Você precisa trabalhar duro para colocar suas ideias em prática, porém, elas só trarão bons resultados se alcançarem o público certo.
Conheça e defina as melhores estratégias para o seu negócio, com o mesmo empenho que dedicou à criação do seu negócio.
Você precisa divulgar seu negócio na internet, de maneira eficiente e assertiva, para gerar bons resultados.
Para isso, você pode utilizar as opções a seguir:
- Criar um blog;
- Criar uma página no Facebook;
- Criar um canal no Youtube;
- Enviar e-mail Marketing;
- Trabalhar com anúncios;
Antes de escolher uma dessas opções, você precisa ter criado a persona do seu negócio.
Isso é importante porque, a partir da definição de persona, você vai saber onde o seu público está presente.
Ou seja, pode ser que o seu público-alvo esteja engajado nas redes sociais, pode ser que ele abra sempre seus e-mails ou consuma bastante conteúdo no Youtube.
Dessa forma, sabendo onde o seu público está, fica bem mais fácil criar conteúdo interessante para ele, utilizando uma linguagem adequada, além de conseguir construir autoridade em seu nicho.
Ofereça diversos canais de atendimento ao cliente
O comportamento do consumidor mudou muito com a era digital.
Antes, o consumidor não era ouvido, a sua opinião não contava na hora de criar uma estratégia de marketing. Era um efeito vertical, em que a marca “mandava”.
Hoje, o cliente é o centro do processo de compra e venda.
É o consumidor quem diz o que quer comprar, como quer consumir, como deseja fazer o pagamento e como quer receber o produto ou serviço.
O consumidor agora tem acesso a todas as informações sobre o produto ou serviço que deseja comprar, e ainda tem várias opções para escolher.
Por isso que as empresas que não se adaptarem a essa nova realidade, vão ficar para trás.
A forma como uma empresa se comunica com o seu público faz toda diferença no momento da decisão de compra.
As empresas precisam oferecer diversos canais de atendimento ao cliente, que sejam fáceis para o cliente entrar em contato e a resposta precisa ser o mais rápida possível.
As dúvidas e reclamações do cliente precisam ser atendidas o mais rápido possível, de maneira eficiente, para evitar um efeito contrário ao que você planejou em sua estratégia de marketing.
Aliás, o marketing de realacionamento é uma das estratégias mais eficientes que existem para converter visitantes em clientes fiéis e divulgadores de uma marca.
Por isso, você precisa disponibilizar canais de atendimento de qualidade, para conseguir criar um relacionamento duradouro com o cliente.
Alguns canais de atendimento ao cliente que você pode oferecer são:
- Suporte online;
- Atendimento pelo Whatsapp;
- E-mail;
- Redes sociais;
- Páginas na web.
Não importa qual seja o canal que você vai escolher para o cliente entrar em contato, o mais importante mesmo é divulgar esse canal, para que o cliente saiba onde te encontrar e onde ele vai obter resposta para a dúvida ou reclamação que ele tiver e, principalmente, para ele saber onde te procurar para comprar o produto ou serviço que você está oferecendo.
O sucesso de uma venda não envolve apenas a qualidade do produto ou serviço, mas também a experiência do cliente com o atendimento. Jamais esqueça disso!
Diversifique suas formas de pagamento
Quanto mais opções de pagamento você oferecer, maiores serão as chances de realizar vendas.
Com várias formas de pagamento, a venda se torna mais fácil, pois enquanto há pessoas que preferem dividir o pagamento em algumas parcelas no cartão, outras não possuem um cartão de crédito e poderão pagar no boleto bancário, por exemplo.
Outras pessoas preferem pagar através do Paypal ou fazer uma transferência.
Ofereça também pagamento em diferentes bandeiras de cartão de crédito e débito.
Essa diversidade de opções atrai o público e as chances de conversão são bem maiores.
Crie um blog
Eu sempre falo que montar a estrutura principal do seu negócio em um blog é a melhor escolha que você pode fazer.
Isso porque, ter um blog traz inúmeras vantagens para o seu negócio.
Entre elas, eu posso citar que com um blog você consegue economizar bastante com anúncios, pois essa é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico.
Ter um blog também é ser dono da sua estrutura e, portanto, as regras são suas e você terá toda liberdade para divulgar seu conteúdo e links da forma e da quantidade que você quiser.
Com um blog você pode investir em marketing de conteúdo e de relacionamento, o que não requer investimento em dinheiro e gera ótimos resultados.
Com a criação de um blog você pode gerar tráfego orgânico e, com isso, conquistar sua própria audiência e se tornar uma autoridade em seu nicho de mercado.
O ideal é ter consistência nas postagens, e o conteúdo deve ser interessante para o seu público.
Além disso, com um blog você também pode criar anúncios, divulgar seus links em banners e durante o conteúdo.
Além disso, criar um blog é garantia de que todo o negócio que você construiu não será perdido.
Afinal, se você criar toda a estrutura do seu negócio em uma rede social, como o Facebook, por exemplo, você pode ser penalizado e até banido a qualquer momento, caso desobedeça a alguma regra.
Quando você cria o seu negócio na plataforma de terceiros, você corre o risco de perder tudo que construiu.
E eu tenho certeza de que não é isso que você quer, não é mesmo?
Esteja presente nas redes sociais
Depois de criar o seu negocio, crie conta nas redes sociais onde o seu público-alvo está.
Identifique, através de ferramentas especializadas, em qual rede social a sua audiência está e crie conteúdo para publicar lá e, dessa forma, atingir seu público.
É importante saber que tipo de linguagem utilizar em sua comunicação.
Isso tem muito a ver com quem é a sua persona e com a rede social onde ela está.
No Facebook, por exemplo, você pode criar uma fanpage e publicar pequenos posts, convidando o seu público para visitar o seu blog, deixando links dos seus artigos.
Se o seu público estiver presente no Instagram, você pode publicar pequenos textos dentro de imagens e colocar links na bio.
Seja qual for a rede social com a qual você irá trabalhar, é importante fazer publicações constantes, pois, dessa forma, você manterá presença online e ficará na memória do público.
Quando sua audiência precisar de mais informações sobre o assunto que você aborda em seu conteúdo ou, quando precisar de uma solução, lembrará de você e entrará em contato através de um dos canais de comunicação que você disponibilizou.
Aliás, sua audiência pode estar presente em mais de uma rede social.
Por isso, nada impede que você também marque presença em todos esses locais. Aliás, isso é mais que indicado que você faça.
Seja profissional
Hoje é bem mais fácil ter o próprio negócio, por causa da facilidade que o meio digital proporciona.
Porém, ter um negócio na internet não significa que você ganhara dinheiro rápido e fácil, como muita gente fala por aí e outras acreditam e, por isso, se decepcionam e saem falando que esse negócio não funciona.
Ser um empreendedor digital exige paciência, dedicação e bastante profissionalismo.
Você será dono do seu próprio negócio e, por isso, as responsabilidades só aumentam e você precisará se dedicar muito mais do que se fosse empregado em uma empresa.
Você vai precisar de paciência, ainda mais no início, pois os resultados não aparecem de um dia para o outro e, se você quer montar um negócio online do zero e quer que ele seja estável e duradouro, paciência e trabalho duro são os ingredientes principais dessa “receita”.
Faça parcerias
Depois de montar todo o seu negócio online, você pode fazer parcerias para fortalecê-lo.
Fazer parcerias é bem mais fácil quando você já tem uma audiência formada, porém, nada impede de você entrar em contato com outros empreendedores do mesmo nicho que o seu e começar a fazer networking.
Depois que você já tiver um bom número de artigos publicados e com um bom tráfego em seu blog, você poderá fazer parcerias através de promoções, participações, entre outras formas de parcerias.
Monitore o mercado
Não basta apenas criar um negócio na internet e colocá-lo para “rodar”.
Para ter sucesso com o seu negócio, você precisa fazer um monitoramento constante do mercado.
Monitorar o mercado em que você está inserido é importante para identificar pontos de melhoria em seu negócio e descobrir se o produto ou serviço que você está oferecendo está atendendo bem ao público ou se surgiu uma nova necessidade ou desejo que você possa atender, se suas estratégias estão funcionando, etc.
Outra coisa que você deve observar é a sua concorrência.
É através da observação dos concorrentes que você vai identificar as forças e fraquezas deles e tirar o melhor proveito disso para o seu negócio.
Veja o que está dando certo para os concorrentes e aplique essas ações em seu negócio, buscando superar a concorrência.
Você também precisa verificar o que está errado na concorrência e evitar cometer os mesmos erros.
Dessa forma, você será mais assertivo, além de evitar gastos desnecessários e economizar para investir em estratégias que realmente funcionam.
Você está preparado para empreender?
Antes de abrir o seu negócio online você precisa estar preparado para ser um empreendedor.
Primeiramente você precisa ter uma mentalidade empreendedora, ou seja, precisa estar ciente de que, mesmo com todas as facilidades que a internet proporciona, abrir um negócio online não é algo fácil e rápido como muitos dizem por aí.
Se você quer realmente construir um negócio duradouro, escalável e que seja a sua principal fonte de renda, é necessário ter muita paciência, persistência, trabalhar bastante e ter uma visão empreendedora.
Saber que os resultados de todo seu esforço virão com o tempo e não do dia para a noite, te ajuda a não desistir na primeira dificuldade.
Por isso, antes de tudo, esteja pronto para empreender.
Deixe um comentário